Ir direto para menu de acessibilidade.

teste

pt PT en EN es ES

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Disciplinas

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h38 | Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2020, 09h33 | Acessos: 1626

OBRIGATÓRIAS

Metodologia Científica e Leitura Crítica

Ementa: Dispõe sobre fundamentos metodológicos e operacionais da pesquisa científica. Planejamento e elaboração de projetos de pesquisa. Sistematização e apresentação dos resultados e sua divulgação. Conhecimento e entendimento das partes que compõe um artigo científico a partir de conhecimentos e experiências realizadas em sala de aula, somadas aos conhecimentos específicos da Ciências Forenses. Estabelecer competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas na prática forense, baseadas em evidências científicas.

Créditos/Carga Horária: 6/90h

 

Estatística Aplicada à Ciências Forenses

Ementa: Planejamento da Coleta de Dados. Técnicas de Amostragem e Fontes de Erro. Análise Exploratória dos Dados. Inferência estatística. Estimação de parâmetros (erro amostral, nível de confiança) e Testes Estatísticos. Relação entre Variáveis. Discussão de Resultados aplicados à ciências forenses. Utilização de softwares específicos em estatística.

Créditos/Carga Horária: 6/90h

 

OPTATIVAS:

Tópicos Especiais em Periciais em Incêndios e Explosão

Ementa: Conceito de incêndio. Propósitos de uma perícia de incêndio. Causas e classificação etiológica dos incêndios. Enquadramento jurídico da perícia. O responsável técnico pela perícia. Atribuições profissionais do perito em incêndios. Elaboração diagnóstica e os princípios da perpetuação, reprodutibilidade e demonstrabilidade. Levantamento e estudos de dados para processo de solucionamento da engenharia forense; modelação; metodologia de validação técnica e científica; análise, manuseio, registro e acondicionamento de vestígios; tratamento de erros, má e falsa perícia.

Créditos/Carga Horária: 4/60h

 

Tópicos Especiais em Análise Instrumental Forense

Ementa: Conceitos básicos em análise instrumental; Parâmetros de desempenho e validação de métodos; Condutimetria e potenciometria; Espectroscopia de absorção molecular no ultravioleta e visível; Fotometria de chama e espectrometria de absorção atômica; Espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) e espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS).

Créditos/Carga Horária: 4/60h

 

Tópicos Especiais em Meio Ambiente

Ementa: A disciplina Tópicos Especiais de Meio Ambiente abrangerá diferentes temas atualizados, preferencialmente sobre a problemática ambiental local e regional relacionada com as perícias ambientais na Região Amazônica.

Créditos/Carga Horária: 4/60h

 

Traumatologia e Tanatologia Forense

Ementa: Traumatologia Forense - Noções Gerais. Estudo dos instrumentos perfurantes, cortantes contundentes pérfuro-cortantes, contundentes, corto-contundentes, pérfuro-contundentes e lesões correspondentes. Agentes físicos não-mecânicos: Lesões causadas por temperatura, eletricidade, pressão atmosférica, explosões e das energias ionizantes e não-ionizantes. Perícias em casos de tortura. Lesões por motosserra Lesões corporais: Análise e crítica do Artigo 129 do Código Penal. Legislação em Perícias Médicas. Avaliação do aparelho locomotor – debilidades motoras e funcionais. Avaliação do dano corporal. Tanatologia Forense - Noções Gerais. Sinais de morte. Lesões vitais e pós-mortais. Cronotanatognose e alterações cadavéricas. Necroscopia médico-legal. Tipos de asfixias: enforcamento, estrangulamento, esganadura, sufocação, soterramento, afogamento, confinamento, gases inertes e outras. Exumações. Sinais de violência em exumações. Síndrome da criança maltratada.

Créditos/Carga Horária: 4/60h

 

Toxicologia Forense

Ementa: Dispõe sobre o estudo dos métodos de análise empregados em toxicologia, seus fundamentos e aplicações. Monitorização terapêutica, monitorização ambiental e biológica, análises toxicológicas de emergência, análise forense e diagnóstico da exposição a solventes, gases, metais e agrotóxicos.

Créditos/Carga Horária: 4/60h 

 

Seminários Avançados em Perícias Forenses

Ementa: Apresentar ao aluno os temas de destaque e atuais em Perícias Forenses, dando destaque às pesquisas que enfocam as evidências científicas na área. Apresentação pelo corpo discente de temas de relevância para o curso nesta área, buscando-se a discussão, atualização e o aprimoramento do raciocínio crítico científico dos participantes.

Créditos/Carga Horária: 4/60h 

 

Seminário II

Ementa: Promover reflexões acerca dos projetos de pesquisa, de modo a ampliar as análises propostas para cada temática de estudo, oferecendo assim apoio, subsídios e referenciais teóricos e práticos, conforme as singularidades de cada proposta de trabalho. Reavaliar percursos, propor caminhos, reformular procedimentos e problematizar as pesquisas.

Créditos/Carga Horária: 2/30h 

 

Seminário I

Ementa: Apresentação de seminários sobre temas relativos às linhas de pesquisa em Ciências Forenses. Apresentação de artigos e/ou trabalhos científicos por docentes, alunos egressos ou profissionais da área, convidados pela coordenação do curso, de forma a promover conhecimento e reflexões acerca dos projetos de pesquisa a serem encaminhados.

Créditos/Carga Horária: 2/30h 

 

Prática do Ensino Superior

Ementa: Visa a reflexão sobre o processo educacional no Ensino Superior e sua importância no contexto social, considerando o significado e o valor da metodologia no fazer docente. Educação e sociedade. Ensino e aprendizagem na educação superior. Planos de ensino: objetivos, conteúdos e estratégias de ensino. Recursos audiovisuais. Avaliação de aprendizagem.

Créditos/Carga Horária: 6/90h 

 

Processamento de Sinais Sonoros, Fonética e Fonoaudiologia Forense

Ementa: Grandezas fisicas. Fenomenos ondulatorios. Ondas sonoras e sua representacao grafica. Ondas complexas e o Teorema de Fourier. Medidas da velocidade, pressao, intensidade e energia sonoras. Transmissao do som. Ressonancia nos tratos oral e auditivo. Bases fisicas da fonacao. Ruidos: conceitos, efeitos e controle. Acustica fisiologica. Psicoacustica. Bases fisicas da audicao. Utilização de software em fonética forense. Estudo da fonoaudiologia forense em relação aos distúrbios de conduta e as disfunções do aparelho fonético e suas implicações na área pericial.

Créditos/Carga Horária: 4/60h 

 

Perícias em Obras de Engenharia: Avaliações e Patologias

Ementa: Aspectos Gerais da Avaliacao de Imoveis e Pericias. Conceitos e Definicoes para Avaliacao de Imoveis. Avaliacoes Basicas de Imoveis Urbanos. Avaliacoes de Alugueis. Planta de Valores Genericos. Avaliacoes de Propriedades Rurais. Patologia das Construcoes.

Créditos/Carga Horária: 2/30h 

 

Perícia Forense Computacional

Ementa: Conceitos básicos de forense computacional; cenarios de pericia em informatica; evidencias digitais; tipos de pericias; padroes de exame forense computacional; coleta e análise de evidencias digitais; analise forense em redes; modelos de experimentos praticos de intrusao para prova de conceito; abordagem in vivo e post mortem; Cadeia de custódia; Descrição de materiais questionados; Estrutura mínima do laudo pericial; Estrutura do sistema pericial público; Conceito e definição de ferramentas de código livre e ferramentas de código proprietário; Estrutura de um sistema pericial privado; Legislação aplicada à perícia cível; Legislação aplicada à perícia criminal; Conceitos básicos de estruturas internas dos softwares e Configuração de auditoria e segurança de sistema operacional; Classes de redes e endereçamento IP; Descrição dos serviços ligados ao TCP/IP; Arquivos PCAP; Identificação e recuperação de Artefatos em conexões TCP; Análise dinâmica das evidências; Limitadores da Network Forensic; Projetando Redes Ideais para retenção de melhores evidências; Análise Dinâmica e de malware; Trabalhando com executáveis e com documentos maliciosos; Formato Portable Executable; Trabalhando com DLLs; Memory Forensics; Definição de Rootkits e Web Malware; Packers e Anti-Debugging.

Créditos/Carga Horária: 6/90h 

 

Perícia em Imagens Digitais

Ementa: Conceitos de perícias em imagens digitais. Detecção de edição ou montagem. Ampliação de imagens. Técnicas de interpolação. Super-resolução. Melhoria e restauração de imagens. Ajustes básicos. Correção de foco e movimento. Ruído periódico. Distorção de lente. Operações aritméticas. Fotogrametria. Formação e armazenamento de imagens digitais. Estrutura básica de uma câmera digital. Utilização de softwares em PDI (Processamento Digital de Imagens).

Créditos/Carga Horária: 4/60h 

 

Métodos de Análises Ambiental

Ementa: Conceitos Básicos em Química Analítica. Métodos de coleta, preservação e transporte de amostras de solo, água e material biológico. Técnicas de preparação de amostras para análise. Métodos de análise de parâmetros físico-químicos. Métodos analíticos: Espectrofotometria UVvisível, cromatografia e espectroscopia de massa, absorção atômica e IGP/MS. Procedimentos em testes de toxicidade e sua aplicabilidade na área de meio ambiente. Conceitos básicos: EC50, LC50, toxicidade aguda e crônica. Resíduos tóxicos: manipulação, descarte, transporte e estocagem. Organismos testes.

Créditos/Carga Horária: 4/60h 

 

Identificação Humana

Ementa: Dispõe sobre o conhecimento e entendimento dos conceitos e do papel do perito relacionados aos processos de identificação humana em corpos esqueletizados, semi-esqueletizados ou fragmentados, estabelecendo competências e habilidades para propor e aplicar as técnicas utilizadas na perícia de identificação.

Créditos/Carga Horária: 4/60h

 

Estágio Docente

Ementa: Objetiva à formação de recursos humanos de qualidade, permitindo aos alunos de Pós-Graduação adquirir experiências na prática de ensino, bem como ampliar seus conhecimentos. Para tanto a participação efetiva dos alunos em todas as atividades necessárias para se ministrar uma disciplina é requerida. As atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário devem incluir o planejamento, a execução e a avaliação do curso, resultando, portanto, na elaboração de material didático, orientação a estudantes, organização e desenvolvimento de seminários, registro/documentação de atividades etc. O estágio docente deverá ocorrer com a participação de um professor tutor (orientador e/ou professor responsável pela disciplina em que o aluno for desenvolver o estágio). As atribuições delegadas ao aluno devem ser compatíveis com sua experiência acadêmica de pós-graduando, de modo que o trabalho traga benefícios para o discente e o curso de graduação. Apresentação de um relatório final elaborado pelo estagiário incluindo os resultados obtidos e a contribuição do estágio para a sua formação é obrigatório.

Créditos/Carga Horária: 4/60h

 

Estudo das Ciências Forenses e Legislação Pericial

Ementa: Dispõe sobre o estudo das Perícias Forenses, abordando-se conceitos, limites, indicações e áreas de atuação.

Créditos/Carga Horária: 4/60h

 

Cromatografia Aplicada à Análises Forenses

Ementa: Abordagem dos seguintes métodos: Cromatografia em Camada Delgada; Cromatografia em coluna; Cromatografia por Exclusão, Cromatografia por Bioafinidade, Cromatografia por Troca Iônica, Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), Cromatografia Gasosa (CG FID) e Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrômetro de Massas (CG/MS). Os métodos cromatográficos serão aplicados ao estudo de produtos naturais, substâncias sintéticas, toxinas, fármacos, biocombustíveis e drogas de abuso.

Créditos/Carga Horária: 4/60h

 

Avaliação de Impacto Ambiental

Ementa: Histórico da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Conceitos de AIA. Procedimentos, Vantagens, Desvantagens e Recomendação para Usos. Licenciamento Ambiental. Estudos de Impacto Ambiental. Audiência Pública. Perícia Ambiental. Valoração de Dano Ambiental.

Créditos/Carga Horária: 4/60h

registrado em:
Fim do conteúdo da página