Área(s) de Concentração e Linhas de Pesquisa
Área de Concentração: Ciências Forenses
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses aborda os conhecimentos técnico-científicos de coleta, análise e avaliação de evidências para desvendar dinâmicas criminais ou cíveis, apresentadas de forma difusa para a sociedade. Constitui-se um programa interdisciplinar com interfaces na Ciência da Computação, Química, GeoCiências, Ciências Ambientais e Engenharias.
Linhas de Pesquisa:
Linha de pesquisa 1
- Análises de evidências em crimes ambientais - destina-se a investigações relacionadas ao desenvolvimento de métodos e técnicas de prospecção, identificação, coleta, análises, determinação de origem e comparação de vestígios e microvestígios criminais geológicos. Dispõe de ferramentas das áreas de gemologia, geoquímica, mineralogia, sedimentologia e sistemas de informação geográfica para fins forenses.
Linha de pesquisa 2
- Análises física e química em evidências forenses - destina-se ao estudo, desenvolvimento e aplicação de instrumentação analítica e de sistemas de tratamento de dados analíticos, voltados para usos das ciências forenses. Permite que se desenvolvam projetos para novos testes preliminares de drogas de abuso, incluindo novas drogas e drogas de desenho – spot tests e testes preliminares com instrumentação portátil. Possibilita que se realize caracterização de evidências coletadas ou não em locais de crime e disparo de armas de fogo, através de métodos de interação da radiação com a matéria.
Linha de pesquisa 3
- Análises periciais de infraestruturas e obras públicas - esta linha de pesquisa abrange o desenvolvimento de técnicas relacionada à interface direito-engenharia, no intuito de proporcionar os esclarecimento necessários para juízes, promotores, advogados e demais partes interessadas nas lides criminais ou cíveis. Inclui, também, estudos de metodologias periciais que visam determinar graus de fundamentação e precisão nos laudos de obras públicas de engenharia.
Linha de pesquisa 4
- Exames pormenorizados e tratamento de dados em evidências forenses digitais - destina-se aos estudos de soluções para problemas relacionados à coleta, organização, classificação e análise de evidências digitais ou informações magneticamente armazenadas ou codificadas dos atos ilícitos praticados nos meios eletrônicos, com ênfase na identificação, análise e apresentação das provas para fins forenses.
Unifesspa nas Redes Sociais